Terra LUME 2014

Terra LUME 2014

Wednesday 29 January 2014


"Uma das coisas mais interessantes do primeiro dia de curso foram as pausas. No meio de todo o treinamento elas surgem: pausas em atenção. Nelas você percebe seu corpo, sua dilatação, suas retrações e expansões, seu peso; é possível perceber onde cada parte está e como vai se transformando esse corpo extracotidiano.
Outra coisa são as variações do olhar, como muda e fica mais intenso a cada proposta sugerida! Foco; o foco aumenta e cada intenção de olhar fica natural e não forçada.
Consegui perceber o estado de atenção variando a cada passagem do trabalho com os animais, cada um traz para o ator um estado específico de atenção (e também de tensão) que é perceptível também abrindo o olhar para os parceiros que estão em trabalho com você.
Não posso deixar de mencionar a generosidade da Raquel, existe nessa “coordenadora” um cuidado e carinho muito grande por cada um. Vou citar um acontecimento que pode parecer sem sentido, mas que me tocou: quando um aluno disse não saber se a pronúncia certa é mímesis ou mimésis, ela (Raquel) sem a menor arrogância, que poderia ter pela grande pesquisadora e atriz que é, colocou que pode ser dito da forma que a pessoa quisesse - “eu falo mímesis, mas você pode falar mimésis”. E é isso, é a mesma coisa apenas pronunciada de maneira diferente, assim como o sotaque dos paraenses é diferente do sotaque das pessoas que moram em São Paulo que, por sua vez, é diferente do sotaque do povo de João Pessoa, que é diferente do pessoal do interior do Paraná.
Nesse primeiro dia, a Mímesis Corpórea foi o olhar para o outro, pra mim mesma, pro espaço, pras coisas pequenas e, por que não, para as grandes? Tenho certeza de que esse só foi o primeiro abrir de olhos de um recém-nascido que ainda tem um vasto universo a capturar.
Barão Geraldo, 27 de janeiro de 2014"
(texto enviado por Laís Iracema, aluna do curso de Mímesis Corpórea, de Raquel Scotti Hirson)
Alunos do Curso de Mímesis Corpórea - 2014 (foto de Arthur Amaral)

No comments:

Post a Comment